terça-feira, 14 de junho de 2011

7/0 = 0

  Às vezes fico triste com minha colega Matemática. Estranho saber que sete dividido por zero é zero. Pior: todo número dividido por zero é zero.
 Coisa estranha essa teoria. Quer dizer, se eu tenho sete laranjas e divido para zero pessoas, continuo com sete laranjas. Não entendo.
  E eu nem posso pôr esse meu ponto de vista na prova. É tudo tão exato. Será matemática uma ciência imutável? Não sei. Sei que eu mudaria muita coisa.

  Meus parâmetros matemáticos tombam pra poesia.


9 comentários:

  1. O remédio (ou a conformação (ou o desastre) ):

    Memórias do Subsolo - Fiódor Dostoiévski

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A matemática pode ser vista como um consolo aos que não aceitam o fato de que a vida não é exata; ela é torta e irracional. Brincar com números é divertido, precisamos admitir, mas há limites pra tanta exatidão! Um deles está bem claro aí, pelas belas palavras da minha chará.

    ResponderExcluir
  4. Verdade Sara Mosli.Pos esses dias descobri essa diversão; mas às vezes não entendendo, não entendo, rsrs.
    Sara.

    ResponderExcluir
  5. "Meus parâmetros matemáticos tombam pra poesia": Genial!!! Uma das melhores frases que li nos últimos tempos.

    ResponderExcluir
  6. Vamos lembrar hoje por que não se divide por zero.
    Usaremos a ideia de operação inversa.
    0:3 = 0, porque 0 x 3 = 0.

    Até ai, tudo certo! Zero dividido por qualquer número diferente de zero, dá zero.
    Agora veja:
    3:0 deveria ser o número que multplicado por zero resultasse 3. Ora, não há número que multiplicado por zero dê 3.
    Então, não existe 3:0.
    Esse raciocínio é válido para a divisão de qualquer outro número não nulo por zero, por isso podemos concluir que não há divisão por zero.
    Mas, e zero divido por zero?
    0:0 deveria ser o número que multiplicado por zero resulta zero. Ora, qualquer número multiplicado por zero resulta zero.

    ResponderExcluir
  7. Acho bacana esse modo de ver o mundo, afinal tudo fica melhor com humor e poesia...
    "Meus parâmetros matemáticos tombam pra poesia"

    ResponderExcluir
  8. fica mesmo! E todos podem ver, e é isso que eu tento chamar a atenção!

    ResponderExcluir