domingo, 13 de fevereiro de 2011

festa de 14 anos :

As meninas que se tornam moças vão se equilibrando nos saltos altos demais para os pés ainda pequenos. Apertadas em vestidos que exibem suas pequenas laranjas, cruzam as pernas, todas enfileiradas, soltando risadas fáceis de adolescentes e olhando envergonhadas para os meninos que estão se tornando rapazes. Meninos que ainda jogam bola e andam suados. Às vezes se arrumam, ajeitam o cabelo e observam os primeiros fios de barba sob a pele ainda fina do rosto. Tentam falar grosso, e andam desajeitados, crescem rápido demais- dizem os pais. Eles também olham para as garotas, tentando decifrar o que cochicham e as pequenas mentes femininas.

Todas andam muito juntas, se trocam no mesmo banheiro e dividem a maquiagem- maquiagem de adulto que uma pegou da mãe, misturada com a maquiagem de criança que a outra ainda tem. Andam juntas demais, se abraçam muito e falam sobre garotos.

Esses meninos irão virar homens e essas meninas que irão virar mulheres. Sempre olhei para todos eles e sempre me senti desconfortável de todos os lados: havia dentro de mim um menino, e uma menina também.